domingo, 15 de fevereiro de 2009

Exposição Falerística em Praga


Segundo notícia da «Rádio Praga», no passado dia 3 de Fevereiro foi inaugurda uma Exposição de Falerística - «A Beleza da Falerística Europeia», no Palácio Hrzánský, em Praga, organizada para celebrar a Presidência Checa da União Europeia.

A par de ordens de cavalaria ainda existentes - Banho, Elefante - a exposição inclui insígnias de ordens de mérito dos 27 países membros.
Contudo, na nota subscrita por Jiří Fidler, é de estranhar a omissão de referências à antiga ordem militar de Cristo e à Ordem da Torre e Espada!
No Catálogo (em Flash Player), também não deixa de ser curiosa e criticável, a escolha das insígnias da Ordem do Infante D. Henrique, para representar Portugal, em vez das da Banda das Três Ordens ou da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

A República Checa, segundo a referida notícia, está representada com a Cruz dos Nobre Checos, que data de 1814, da qual subsistem apenas quatro exemplares que viria a dar origem à Ordem do Leão Branco que é hoj, a mais alta condecoração Checa.
A exposição encerra no dia 1 de Março.

Nenhum comentário: