terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Falerística na Net

A maioria dos portais sobre Falerística têm como conteúdo principal a descrição com ilustrações e a história resumida das insígnias de ordens de cavalaria ou de mérito, de condecorações ou medalhas.
Existem igualmente portais de firmas que se dedicam ao fabrico ou à comercialização de insígnias de ordens, condecorações e medalhas, designadamente antigas, e que têm como alvo o mercado de coleccionadores.
A par destas, as mais conceituadas firmas de antiquários ou de leilões, como a Spink, a Morton & Eden, a Dix Noonan, a Hermann Historica, a Andreas Thies e a San Giorgio, casa d'Aste também há muito que estão presentes na WWW.
Alguns Museus europeus com colecções de Falerística também estão na Net, com portais mais ou menos elaborados e, alguns com galerias on-line, como é o caso do Museu da Presidência da República, do Museu da Legião de Honra, do Musée Royal de l'Armée et d'Histoire Militaire, de Bruxelas e o Museu do Hermitage, em São Petresburgo.
Finalmente, algumas das mais conceituadas Associações de Falerística há muito que têm portais na Net com descrição das suas principais actividades, publicações e condições de admissão.
Porém, artigos com explicações sobre o que é a Falerística, a que se dedica, para que serve, o coleccionismo etc., são escassos,impedindo o público de obter informação sobre a temática.
Daí que, saudemos o aparecimento do site Francês Phaleristique.fr que dedica várias páginas a explicar o que é a Falerística, com artigos de Nicolas Botta-Kouznetzoff e de P. S.:
O site contem igualmente um glossário ou léxico sobre a temática.
Convirá lembrar que a única tentativa contemporânea de publicação de um Glossário se deve a Alexander J. Laslo, A Glossary of Terms Used in Phaleristic - The Science, Study, and Collecting of the Insignia of Orders, Decoration, end Medals, Dorado Publis. Co., Albuquerque, New Mexico, USA, 1995.

Nenhum comentário: