quarta-feira, 20 de maio de 2009

Base Aérea Nº 1 condecorada


BASE AÉREA Nº 1 – SINTRA

O Presidente da República visitou ontem dia 19, a BA1, em Sintra presidindo a uma cerimónia no decurso da qual impôs as insígnias de Membro-Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito ao estandarte da Base Aérea Nº1, com que havia agraciado aquela prestigiada unidade da Força Aérea Portuguesa.
«Ao agraciar a Base Aérea Nº1 com a mais alta condecoração do Estado, o
Presidente da República traduz o público reconhecimento da Nação pelos
importantes serviços por ela prestados ao País, reiterando a sua confiança
naqueles que, nela servindo, continuam a trabalhar com esforço e dedicação para
o desígnio de umas Forças Armadas modernas e eficientes, estimulando-os a
enfrentar abnegadamente os desafios do futuro».




A Base Aérea Nº 1 – Sintra, está instalada na Granja do Marquês e remonta as suas origens a 1914 quando foi criada a Escola Militar de Aviação originalmente instalada em V. N. da Rainha e transferida em Fevereiro de 1920 para a Granja do Marquês. De 1928-1939 passou a designar-se por Escola Militar de Aeronáutica e desde essa data Base Aérea Nº 1.

A BA1 junta-se assim a um conjunto de unidades militares condecoradas após o 25 de Abril com o título de Membro-Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a última das quais foi o Centro de Instrução de Operações Especiais (Lamego) em Abril de 2000 e, em 1985, o Regimento de Comandos, o Corpo de Fuzileiros, o Corpo de Tropas Pára-Quedistas, a Escola Prática de Cavalaria e, a Guarda Fiscal.

Nenhum comentário: