segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reposta em vigor a Medalha do Império Britânico

Foto de Robert Prummel, Wikipedia

A Medalha do Império Britânico (MIB) foi criada em 1917, no âmbito da Ordem do Império Britânico, embora os seus titulares não fossem considerados membros da Ordem, para galardoar serviços meritórios, civis ou militares dignos de distinção pela Coroa, mas que no entanto não eram elegíveis para receber a Ordem do Império Britânico. A própria imposição das insígnias não era feita pela Soberana, mas por uma autoridade em seu nome.

A MIB foi concedida a cidadãos Britânicos até 1993 e, após essa data apenas a cidadãos de alguns países e Domínios que integram a Commonwealth. A suspensão da MIB foi decidida pelo Governo do Primeiro-Ministro John Major que procurou pôr cobro a uma distinção considerada classista que, em seu entender não fazia sentido.

Porém, no decurso da Conferência dos Chefes de Governo da Commonwealth que teve lugar, em Perth, na Austrália, o Primeiro-Ministro David Cameron anunciou a reposição da MIB afirmando, segundo a imprensa, que «a medalha será concedida em reconhecimento da dedicação e trabalho árduo prestado por tantos cidadãos ás suas comunidades».

Segundo, o Primeiro-Ministro poucas pessoas, desde 1993, foram distinguidas com o grau de Membro da Ordem do Império Britânico, cuja atribuição era suposta ter substituído a MIB e, portanto havia que repor o equilíbrio.

No próximo ano, em que se comemora o Jubileu de Diamante da Rainha, a MIB começará pois a ser conferida de novo, sendo o seu número estimado em 300.

Mais…

Nenhum comentário: