sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

11º Curso sobre Ordens Militares - Palmela


11º Curso sobre Ordens Militares
 “As Ordens Militares e o Sul da Península Ibérica”
 

organização da Câmara Municipal de Palmela (GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago) e da Universidade de Évora (CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora).


Data e Local: 11 e 12 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal de Palmela 
Dedicado ao tema “As Ordens Militares e o Sul da Península Ibérica”, o curso pretende ajudar a conhecer e explicar as marcas patrimoniais (sociais, económicas e religiosas) da influência das Ordens Militares em Portugal e, em particular, a Sul do Tejo, onde essa influência foi mais continuada no tempo.

Vários especialistas portugueses apresentarão os resultados da investigação mais recente sobre o tema, sob consultoria científica da Prof. Doutora Fernanda Olival, do CIDEHUS da Universidade de Évora. Além das palestras, o programa propõe uma visita guiada à exposição “Pórtico Virtual: As Chaves do Restauro do Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela”, patente na Igreja de Santiago, Castelo de Palmela, no âmbito do programa “Mostra Espanha”, e uma viagem de estudo à Rota do Fresco, com visitas guiadas a vários monumentos alentejanos.

Mais...

Programa... (.Pdf)



Nenhum comentário: