domingo, 19 de fevereiro de 2012

IV Encontro Europeu de Sociedades de Falerística na Imprensa Americana

Ecos do IV Encontro Europeu de Sociedades Falerísticas
Lisboa, 21-24 Outubro de 2010
 O falerista norte-americano Russell Furtado publicou um elogioso artigo sobre a sua participação e de sua mulher, no IV Encontro Europeu organizado pela A.F.P. que teve lugar em Lisboa, em 2010.
O referido artigo, ilustrado com fotografias da mulher do A,. foi publicado no Journal of the Orders and Medals Society, da Orders and Medals Society of America (OMSA), Vol. 62, nº 3 – May-June 2011, pp. 19-23), a cujo editor agradecemos a deferência.
Russell Furtado é um cidadão norte-americano – luso-descendente – membro prestigiado da OMSA e um dos fundadores da nossa Academia, há muito apaixonado pela Falerística, grande coleccionador e divulgador de ordens, medalhas e condecorações portuguesas além Atlântico, designadamente com a publicação de artigos e montagem de exposições temáticas durantes as Convenções anuais da OMSA, que aliás lhe têm valido vários prémios.
No seu artigo começa por noticiar o início de actividade da Academia Falerística de Portugal com a realização do citado IV Encontro Europeu. Depois de elogiar em minúcia as actividades que integravam o programa do Encontro e aspectos que considerou relevantes, ligados à organização, logística e apoio aos participantes, sublinhou a hospitalidade dos participantes portugueses sempre prontos a apoiar, com tradução simultânea e explicações adicionais, os seus colegas estrangeiros.
Igualmente, destaca no seu artigo – que qualifica como impressionante- a Exposição, que teve lugar no hall do auditório da Universidade Lusíada com peças da colecção de Paulo Jorge Estrela, que incluía 12 grandes expositores com insígnias, medalhas, diplomas, alvarás e fotografias, tudo acompanhado de legendas em português e inglês.
Refere também detalhadamente o tema das quatro apresentações que tiveram lugar no segundo dia dos trabalhos, elogiando o seu conteúdo e manifesto interesse para quem se aprecia a Falerística portuguesa. Facto que também impressionou particularmente o nosso académico foi a qualidade do almoço buffet servido na cantina da Universidade Lusíada.
Após breve referência às visitas dos Museus da Marinha e da Presidência da República, cujo pessoal elogia, o A. faz alusão às lojas e antiquários onde se podem adquirir condecorações em Lisboa e, sobretudo, à Feira da Ladra. A visita ao MNAA impressionou vivamente o A. dada a elevada qualidade artística das insígnias jóias expostas. Especial referência merece-lhe também o facto de no decurso do jantar de gala que teve lugar na Messe da Marinha, em Cascais o Presidente da Direcção da AFP ter oferecido a todos os participantes o exemplar nº 1 do Boletim «Pro Phalaris» acabado de sair do prelo.
É pois com natural agrado que registamos as amáveis e elogiosas referências deste nosso Académico ao IV Encontro nas páginas da prestigiada revista, publicada pela OMSA.
Mais… (em Pdf)